Portugal é um destino atraente para estrangeiros que aqui querem fixar residência. Vistos de residência associados ao investimento, imobiliário ou outro tipo de investimento (Vistos Gold), residência fiscal como sejam o Estatuto de Residente não Habitual, representação fiscal, são algumas das necessidades dos nossos clientes que procuramos satisfazer neste âmbito.
Tipos de Vistos Disponíveis em Portugal para Estrangeiros
- Visto de Curta Duração (Schengen) – até 90 dias
Destinado a turismo, negócios, visitas familiares ou trânsito. Válido por 90 dias dentro de qualquer período de 180 dias. - Visto de Estada Temporária – até 1 ano
Para cidadãos não pertencentes à UE que pretendam permanecer em Portugal por mais de 90 dias e menos de um ano, para trabalho, estudo, tratamento médico, voluntariado ou atividade religiosa. - Visto de Procura de Trabalho
Permite a entrada em Portugal para fins de procura de trabalho. Exige comprovação de meios de subsistência equivalentes a três salários mínimos. Em 2025, este valor foi atualizado para €2.610. - Vistos de Residência de Longa Duração
Destinados a estadias superiores a um ano, conduzem à obtenção de autorização de residência. - D1 – Para profissionais qualificados com contrato de trabalho em Portugal.
- D2 – Para empreendedores e investidores.
- D7 – Reformados ou titulares de rendimentos passivos.
- D8 – Nómadas digitais com rendimento mensal superior a aproximadamente €3.480.
- Visto Gold (ARI) –Investidores não pertencentes à UE que realizem investimentos em fundos, cultura ou criação de postos de trabalho.
- Visto Via Verde
Lançado em 2024, visa acelerar a concessão de autorizações de residência para investidores que criem emprego ou contribuam para o desenvolvimento da economia portuguesa.
A escolha do visto adequado é fundamental. Cada modalidade possui requisitos específicos, pelo que é recomendável o acompanhamento jurídico especializado.